O Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde organiza no próximo dia 23 de fevereiro, no Auditório da Clínica Psiquiátrica de S. José em Lisboa (Telheiras), um encontro sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual com o intuito de contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e científicos dos profissionais da área da saúde mental e do social que lidam diariamente com as pessoas com deficiência intelectual.
Ultrapassada a fase de sensibilização para esta temática, iniciada em 2013 com o Seminário “Saúde Mental na Deficiência Intelectual, um Direito!”, o Programa Nacional dedica uma manhã de formação para partilhar os dados do estudo “Avaliação de Patologia Psiquiátrica pelo Instrumento ChA-PAS, bem como o estudo promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), conforme programa em anexo.
Pretende-se, assim, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde mental prestados através da atualização de informação técnica por parte dos profissionais.
A entrada é livre, obrigando a inscrição para fatimasanches@dgs.min-saude.pt com assunto “Inscrição Encontro dia 23”, com indicação de:
PROGRAMA - 23 fevereiro 2017
10H00 - Acolhimento dos participantes
10h15 – Sessão de Abertura
Irmã Sameiro I Presidente Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus
Álvaro de Carvalho I Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental
10H30 - Apresentação de resultados do estudo “Avaliação de Patologia Psiquiátrica pelo Instrumento ChA-PAS”
João Albuquerque I Psiquiatra. Diretor Clínico do Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Salgueiro Trindade, Assumar (Portalegre)
Comentador: Carlos Filipe I Psiquiatra. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA)
11H00 - Apresentação de resultados do estudo nacional “Diagnóstico Duplo: Caracterização, Diagnóstico e Tendências”
Sandra Marques I Responsável pelo Núcleo de Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI).
Comentador: António Roma Torres I Psiquiatra. Diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de S. Joao, EPE (Porto)
Moderadora das apresentações: Patrícia Henriques I Assessoria de Comunicação da DGS
11H45 - Debate
12H15 - Sessão de encerramento
Paula Domingos I Assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental
Julieta Sanches I Presidente da FENACERCI
artigo anterior
I Montaria Solidária do Cão do Barrocal Algarvio